Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação

Organização e realização da primeira comemoração oficial do “Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação”, aprovado em 26 de novembro de 2021...

Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação

Organização e realização da primeira comemoração oficial do “Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação”, aprovado em 26 de novembro de 2021, através da Resolução da Assembleia da República nº 347/2021, com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

Discursaram na mesa de Abertura do evento o enfermeiro Belmiro Rocha, presidente da APER, a Drª. Graciete Dias, presidente da Casa de Santa Maria (ERPI), a enfermeira Lisete Fradique, aluna do primeiro curso de Enfermagem de Reabilitação (1965), o enfermeiro Rodrigo Ramos, enfermeiro Diretor do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, o enfermeiro João Santos, presidente da Escola de Enfermagem de Lisboa, a enfermeira Helena Almeida, primeira presidente da Comissão de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros, a Enfermeira Maria de Lourdes Sales Luís (homenageada) e o Dr. Manuel Pizarro, Ministro da Saúde.

Foi ainda apresentado um vídeo de homenagem à enfermeira Sales Luís, onde se retrata todo o seu percurso.

Este evento realizou-se na Casa de Santa Maria, mandada construir pela Associação de Apoio a Profissionais do Hospital de Santa Maria, em Camarate, Lisboa, onde se encontra internada a Enfermeira Maria de Lourdes Sales Luís, “fundadora da Enfermagem de Reabilitação Portuguesa”. Para além da comemoração deste dia tão relevante para a Enfermagem de Reabilitação, que coincide com a data do início do primeiro curso da especialidade (18 de outubro de 1965) na Escola de Reabilitação em Alcoitão, a iniciativa ficou marcada pela homenagem prestada à enfermeira Sales Luís, atualmente com 91 anos.

De acordo com Belmiro Rocha, presidente da APER, em entrevista publicada no Jornal on-line Just News, a enfermeira Sales Luís “além de ser precursora da Enfermagem de Reabilitação em Portugal, ao longo da sua vida profissional, interveio e atuou como um modelo de referência para enfermeiros, estudantes e professores de Enfermagem de Reabilitação”. E acrescenta: “Exalta-se a sua dedicação, competência, excelente desempenho, criatividade, iniciativa, capacidade de planeamento e organização, em prol de um novo conceito de enfermagem especializada e do ensino desse conceito, com contributos de extrema relevância para os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação e para a reabilitação, humanização e qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência”. 

Belmiro Rocha fez ainda questão de destacar uma das mensagens centrais que a enfermeira Sales Luís transmitiu ao longo da sua vida “Não basta salvar vidas, há que dar vida a essas vidas”. O evento que teve a participação de muitos convidados presencialmente (limitado no tempo e reduzido no número de participantes, de acordo com as normas Covid em vigor), foi gravado e posteriormente transmitido ao fim do dia via Web, pelos canais habituais utilizados pela APER.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Comments