CodigoDescricaoDescricao PtDescricao GbTituloDescritivoDetalheDetalhe Descricao LinkDataUrlUrl DescricaoFicheiro ExisteOrdemActivoLargura Imagem
Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação
Não podemos esquecer o nosso passado com olhos postos no futuro, e sendo um desejo antigo, pretendíamos criar o Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação e assim perdurar a memória da Enfermeira Sales Luís, uma das primeiras Enfermeiras de Reabilitação.
29 de Maio, ANF Porto  - Encontro Nacional Saúde em Diálogo: Contributos para a revisão da Lei de Bases
A Plataforma Saúde em Diálogo vai realizar no próximo dia 29 de Maio o Encontro Nacional Saúde em Diálogo | Contributos para a revisão da Lei de Bases | 20 anos da Plataforma , a ter lugar na Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos. Mais informações em: http://www.plataforma.org.pt/
Semana da Investigação em Enfermagem da ESEP  |  9-13 de junho
Decorre de 9 a 13 de junho a Semana de Investigação em Enfermagem da ESEP.

Toda a informação em http://nursid.esenf.pt/
A APER presta a sua homenagem a António Arnaut
A APER presta a sua homenagem ao criador do nosso Serviço Nacional de Saúde, expressando a profunda admiração por todo o percurso de vida de António Arnaut.

Sem ele, a acessibilidade aos cuidados de saúde tal como a conhecemos simplesmente não existiria, tal como descrito nesta notícia.
Dia Nacional do Doente com AVC

 

Cirurgia Vascular: Enfermagem de Reabilitação «é uma mais-valia na qualidade assistencial»
O programa de Enfermagem de Reabilitação (ER) do Serviço de Cirurgia Vascular do CHLN teve início no final de 2013 e tem vindo a mostrar-se muito benéfico para os doentes e seus familiares e cuidadores. “Este é o grande pilar da prestação de cuidados de enfermagem aqui na Cirurgia Vascular”, afirma Ana Almeida, especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e enfermeira chefe daquele Serviço.
Enfermagem de Reabilitação no AVC
A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (APER), presidida por Isabel Ribeiro, vai promover, no auditório da Associação Nacional de Farmácias, no Porto, o Ciclo de Debates da Primavera. Os convidados nacionais e internacionais "irão apresentar os diferentes contextos de tratamento e da reabilitação na prática clínica".

A reunião, subordinada ao tema “Estado da arte na abordagem do AVC”, decorrerá dia 9 de junho, e visa promover um debate sobre "a realidade portuguesa, a realidade inglesa e a realidade francesa".
Manual sobre Enfermagem de Reabilitação «com potencial para ser uma referência nos países de língua portuguesa»
Segundo Cristina Marques-Vieira, uma das autoras, o objetivo foi “organizar um manual que suportasse cientificamente as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, envolvendo autores académicos e da prática clínica do contexto nacional português”.
Doente crónico: Papel do enfermeiro de Reabilitação na «minimização das incapacidades»
De 1 a 3 de dezembro, realiza-se, no Hotel Montebelo, em Viseu, o APER 2016 - Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação e o II Seminário Internacional de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação, subordinado ao tema “Acrescentar Qualidade de Vida: A reabilitação e a cronicidade”. Isabel Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação (APER), destaca que o evento ocorre numa altura em que está a ser revisto o Estatuto do Doente Crónico.
VOU DIZER-TE O QUE VIVI... QUERES SABER O QUE SENTI?



Experiências de comunicação do doente crítico consciente e ventilado

O doente crítico é frágil, portador de múltiplas doenças e alterações fisiológicas, aproximando-o do limite da sobrevivência. Nas UCIs, para tratá-lo 'no limite', além de intervenções farmacológicas, utiliza-se entubação e ventilação assistida, onde as dificuldades em comunicar são constantes.

Ponderar sobre a comunicação na prática do enfermeiro conduziu-nos à questão: Quais as experiências de comunicação do doente crítico consciente e ventilado?


Reunião com Secretário de Estado da Saúde, Dr. Fernando Araújo
A APER reuniu com o Dr. Fernando Araújo, Secretário de Estado da Saúde, em 12/8.

Estiveram presentes na reunião a Enf.ª Isabel Ribeiro, o Enf.º Júlio Gomes e o Enf.º Bruno Noronha.
Enfermeiros de Reabilitação discutem a «integração e cidadania» no Encontro de Verão
A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) vai acolheu, durante o mês de agosto de 2016, o Encontro de Verão organizado pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER).

A reunião, subordinada ao tema "Integração e cidadania: uma análise do ambiente na primeira pessoa", contou com a participação de Wiliam Machado, docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
A importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Artigo publicado no Jornal da Madeira da autoria de Agostinho Oliveira.
Reabilitação global do doente crítico: intervenção do enfermeiro de reabilitação
O processo de reabilitação numa fase precoce permite ganhos na capacidade funcional, repercutindo-se posteriormente na promoção da independência do indivíduo e na melhoria da sua qualidade de vida. Ao contrário do que se pensava, a reabilitação é considerada um meio de extrema importância na recuperação, contrariando assim o mito que referia que a sobrevida destes doentes não seria suficientemente longa.
Estimulação cognitivo-motora na demência
O enfermeiro de reabilitação, pelo seu perfil de competências, posiciona-se como um profissional capaz de compreender o impacto que as alterações cognitivas e funcionais acarretam nas AVD e capaz também para intervir a nível da abordagem não farmacológica na demência.
Exercício físico na esclerose múltipla previne limitações físicas e cognitivas
Os enfermeiros de reabilitação atribuem cada vez mais importância ao exercício físico na esclerose múltipla (EM), segundo disse à Just News a enfermeira Alda Melo, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Disfagia: avaliação e reabilitação
A disfagia é definida como um transtorno da deglutição caracterizada por uma dificuldade na preparação oral do bolo alimentar ou no deslocamento do alimento da boca até ao estômago.
Enfermeiros de reabilitação recomendam atividade física na esclerose múltipla
A atividade física deve fazer parte da vida das pessoas com esclerose múltipla, segundo Isabel Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). A responsável falou com a Just News à margem do primeiro workshop de formação para enfermeiros de reabilitação sobre esta doença, que se insere num projeto da Novartis, em parceria com a APER.
O Enfermeiro de Reabilitação no AVC
Desafio o leitor a imaginar-se numa cama de hospital, sem força num braço, sem conseguir falar, incapaz de andar… Tudo isto devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Como poderá o Enfermeiro de Reabilitação ajudá-lo?
Reabilitar, trabalho em equipa: visão do enfermeiro
Reabilitar é um processo que visa permitir aos doentes melhorar ou manter os seus níveis funcionais, físicos, sensoriais, intelectuais, psicológicos e sociais, fornecendo as ferramentas que necessitem para maximizar a sua independência.
«Muitos enfermeiros de reabilitação não exercem as suas competências»

De acordo com Isabel Ribeiro, “muitos dos enfermeiros de reabilitação não estão a exercer as suas competências”, tendo os hospitais e as unidades de cuidados continuados ainda um longo caminho a percorrer nesta matéria.

Em declarações à Just News, a presidente da APER - Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação lembra que as competências do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação estão bem definidas num regulamento publicado pela Ordem dos Enfermeiros.

EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2018 APER