• Help
    • Eliminar Instituição ou Autor (use o botão direito do rato)
      Adicionar Nova Instituição e Autor
      9999 Limite caracteres (sem espaços)
      10 Limite anexos
      6 Limite autores
      6 Limite palavras-chave
      Coautor
      Instituição
  • Regras de Publicação
    • Regras de publicação

       

      Os artigos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol e devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente à Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, na íntegra ou parcialmente, tanto no que se refere ao texto, como às figuras ou tabelas. Artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados serão excluídos do processo de avaliação em qualquer fase.

      Por ocasião do aceite do artigo para a publicação, quando redigidos em inglês ou espanhol por autores procedentes de países (ou radicados em) de língua portuguesa, será solicitada uma cópia em português da versão final.

      Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia da aprovação emitida por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão de Ética em Pesquisa.

      Os autores dos textos são por eles inteiramente responsáveis, sendo obrigatório que se trate de conteúdo inédito e original. Ideias já publicadas devem ser citadas corretamente, em conformidade com as normas. A Revista condena vigorosamente o plágio e o autoplágio. 

      Os direitos autoriais do artigo passam a ser propriedade exclusiva da Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação.

       

      Categorias de artigos aceites pela Revista

      Artigo original: trabalho de pesquisa com resultados inéditos, com metodologia rigorosa, resultados claramente expostos, discussão adensada e que agregue valor à ciência de Enfermagem e particularmente à enfermagem de Reabilitação. Limitado a 15 páginas.

      Estudo teórico: análise de construtos teóricos da ciência de enfermagem de reabilitação ou áreas correlatas, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 15 páginas.

      Artigo de revisão:

      Revisão integrativa: método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área ou tema específicos, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento. São necessários padrões elevados de rigor metodológico e clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Limitada a 20 páginas.

      Revisão sistemática: método de pesquisa amplo, conduzido por meio da síntese rigorosa de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, com o objetivo de responder claramente a uma questão específica e de relevância para a enfermagem de reabilitação ou para a saúde relacionada com a reabilitação. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados, que poderão ou não incluir metanálise ou metassíntese. Limitada a 20 páginas.

      Relato de experiência profissional: estudo de caso contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de enfermeiros de reabilitação em diferentes áreas. Limitado a 10 páginas.

      Carta ao editor: destinada a comentários de leitores sobre os trabalhos publicados na Revista, expressando ou não concordância sobre o assunto abordado. Limitada a meia página.

       

      Descrição dos procedimentos

      Cada artigo submetido à Revista é inicialmente analisado por um membro da Comissão editorial quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido para adequação, em caso de não atendimento às normas. Se aprovado nessa fase, o artigo é encaminhado para a Editor Chefe ou para Editor Sénior que, com a colaboração Comissão editorial, dará início à avaliação do conteúdo do ponto de vista científico e da contribuição ao desenvolvimento da ciência de Enfermagem. O artigo é então encaminhado para dois revisores, que o analisam com base no Instrumento de Análise e Parecer elaborado especificamente para tal finalidade e opinam sobre o rigor metodológico da abordagem utilizada. Havendo discordância nos pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro revisor.

      O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. Os pareceres dos relatores são analisados pelo Comissão editorial que, se necessário, indica as alterações a serem efetuadas. Os trabalhos seguem para publicação somente após a aprovação final dos Editor Chefe e Editor Sénior.

      Eventuais conflitos de interesse devem ser esclarecidos.

       

      A candidatura é composta por :

      - identificação dos Autores, no máximo de seis, com designação do nome completo, contacto móvel, endereço de e-mail e filiação(ões) profissional(is) de cada um; pelo menos um dos autores tem de ser enfermeiro de reabilitação;

      - o Título do artigo (máximo de 16 palavras) em português, inglês e espanhol, sem abreviaturas e siglas;

      - o Resumo do artigo, que deve ser apresentado em português (resumo), inglês (abstract) e espanhol (resumen),  até 150 palavras, explicitando o objetivo da pesquisa, o método, os resultados e a conclusão.

      - os Descritores do artigo, entre três a seis, que permitam identificar o assunto do trabalho, acompanhando o idioma dos resumos: português (descritores), inglês (descriptors) e espanhol (descriptores), extraídos do vocabulário DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), elaborado pela BIREME, ou MeSH (Medical Subject Headings), elaborado pela NLM (National Library of Medicine).

      - a Introdução, que deve ser breve, definir o problema estudado, destacando a sua importância, e as lacunas do conhecimento.

      - o Método, que inclui os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e completa. É necessário especificar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos.

      - os Resultados, os quais devem ser apresentados de forma clara e objetiva, descrevendo somente os dados encontrados, sem interpretações ou comentários. Podem ser acompanhados por tabelas, quadros e figuras, para facilitar a compreensão. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito nas ilustrações.

      - a Discussão, que deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando aspetos novos e relevantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e as divergências com outras pesquisas já publicadas.

      - a Conclusão: deve corresponder aos objetivos ou às hipóteses do estudo, fundamentada nos resultados e na discussão, coerente com o título, a proposição e o método adotados. As limitações do estudo também devem ser destacadas.

      - as Referências, de acordo com a norma de Vancouver (consultar norma AQUI).

       

  • Autores (Max 6)
    • Nome
      Email
      Telemóvel
      País
      select
      Instituição
  • Contactos do 1º Autor
    • Telemóvel
      Email
  • Consentimento Informado
    • Declaro, na qualidade de primeiro autor, que em relação á obtenção de aprovações e autorizações para a realização dos estudos relacionados com a presente comunicação:
      Resposta
      select
  • Conflito Interesses
    • Em relação a possíveis conflitos de interesse envolvendo a indústria farmacêutica ou médica ou eventuais interesses financeiros relacionados com esta comunicação científica:
      Resposta
      select
  • Permissões
    • Declaro, na qualidade de primeiro autor,  que o trabalho é inédito, está sendo enviado com exclusividade para a Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação.

      Os autores concordam que, em caso de aceitação do artigo, os direitos autorais a ele referentes passarão a ser propriedade exclusiva da Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação.

      Sim
  • Resumo
    • Título Português
      Título Espanhol
      Título Inglês
      Tema
      select
      Tipo
      select
      Palavras-Chave
      PortuguêsEspanholInglês 
  • Texto (Max 9999 Caracteres (sem espaços))
    • RadEditor - HTML WYSIWYG Editor. MS Word-like content editing experience thanks to a rich set of formatting tools, dropdowns, dialogs, system modules and built-in spell-check.
      RadEditor's components - toolbar, content area, modes and modules
         
      Toolbar's wrapper  
      Content area wrapper
      RadEditor's bottom area: Design, Html and Preview modes, Statistics module and resize handle.
      It contains RadEditor's Modes/views (HTML, Design and Preview), Statistics and Resizer
      Editor Mode buttonsStatistics moduleEditor resizer
       
       
      RadEditor's Modules - special tools used to provide extra information such as Tag Inspector, Real Time HTML Viewer, Tag Properties and other.
         
      RadEditor - HTML WYSIWYG Editor. MS Word-like content editing experience thanks to a rich set of formatting tools, dropdowns, dialogs, system modules and built-in spell-check.
      RadEditor's components - toolbar, content area, modes and modules
         
      Toolbar's wrapper  
      Content area wrapper
      RadEditor's bottom area: Design, Html and Preview modes, Statistics module and resize handle.
      It contains RadEditor's Modes/views (HTML, Design and Preview), Statistics and Resizer
      Editor Mode buttonsStatistics moduleEditor resizer
       
       
      RadEditor's Modules - special tools used to provide extra information such as Tag Inspector, Real Time HTML Viewer, Tag Properties and other.
         
      RadEditor - HTML WYSIWYG Editor. MS Word-like content editing experience thanks to a rich set of formatting tools, dropdowns, dialogs, system modules and built-in spell-check.
      RadEditor's components - toolbar, content area, modes and modules
         
      Toolbar's wrapper  
      Content area wrapper
      RadEditor's bottom area: Design, Html and Preview modes, Statistics module and resize handle.
      It contains RadEditor's Modes/views (HTML, Design and Preview), Statistics and Resizer
      Editor Mode buttonsStatistics moduleEditor resizer
       
       
      RadEditor's Modules - special tools used to provide extra information such as Tag Inspector, Real Time HTML Viewer, Tag Properties and other.
         
      RadEditor - HTML WYSIWYG Editor. MS Word-like content editing experience thanks to a rich set of formatting tools, dropdowns, dialogs, system modules and built-in spell-check.
      RadEditor's components - toolbar, content area, modes and modules
         
      Toolbar's wrapper 
       
      Content area wrapper
      RadEditor's bottom area: Design, Html and Preview modes, Statistics module and resize handle.
      It contains RadEditor's Modes/views (HTML, Design and Preview), Statistics and Resizer
      Editor Mode buttonsStatistics moduleEditor resizer
       
       
      RadEditor's Modules - special tools used to provide extra information such as Tag Inspector, Real Time HTML Viewer, Tag Properties and other.
         
      RadEditor - HTML WYSIWYG Editor. MS Word-like content editing experience thanks to a rich set of formatting tools, dropdowns, dialogs, system modules and built-in spell-check.
      RadEditor's components - toolbar, content area, modes and modules
         
      Toolbar's wrapper 
       
      Content area wrapper
      RadEditor's bottom area: Design, Html and Preview modes, Statistics module and resize handle.
      It contains RadEditor's Modes/views (HTML, Design and Preview), Statistics and Resizer
      Editor Mode buttonsStatistics moduleEditor resizer
       
       
      RadEditor's Modules - special tools used to provide extra information such as Tag Inspector, Real Time HTML Viewer, Tag Properties and other.
         
       
  • Anexos (Max 10) (Documentos comprovativos da idoneidade ética, se necessário)
  • Finalizar
  • Etapas
EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2018 APER