A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (APER) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e com a Escola Superior de Saúde de Viseu, vão realizar, de 1 a 3 de Dezembro de 2016, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação e o II Seminário Internacional de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação, no Hotel Montebelo em Viseu, com a temática principal:  “Acrescentar qualidade de vida: A Reabilitação e Cronicidade”. 

 

As alterações sociais, económicas e a evolução demográfica nos países desenvolvidos têm tido como uma das principais consequências o envelhecimento da população e o aumento significativo do número de pessoas com doenças crónicas potencialmente incapacitantes. Conhecer e valorizar os saberes da pessoa com doença crónica sabendo respeitá-los e mobilizando-os nos cuidados de enfermagem, contribui para uma prestação de cuidados de enfermagem de qualidade, e promovem o bem-estar e qualidade de vida da pessoa. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação tem o desafio de proporcionar bem-estar ao cidadão, proporcionando a maior qualidade de vida possível ao longo do ciclo vital.

A cronicidade implica uma reestruturação, uma vez que as pessoas e os seus familiares têm que aprender a viver e a gerir a situação de doença. Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação são aqueles que, pelas suas competências e proximidade, estão aptos a integrar todas as vertentes dos cuidados necessários à pessoa/família com incapacidade, promovendo assim maior autonomia no desempenho do autocuidado e melhoria da sua condição de saúde.


EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2020 APER