Roteiro Chaves: Património, termas e gastronomia em Trás-os-Montes! 

A cidade de Chaves está à sua espera para um passeio de descoberta. Dos monumentos históricos à boa mesa, passando pelas termas, abra a porta desta aventura transmontana!


Está a planear as próximas miniférias ou aquele passeio de fim de semana em família há tanto tempo por concretizar? Em Chaves, nem imagina a quantidade de coisas que vai poder descobrir, experimentar e saborear.

Chaves está mais bonita do que nunca. O acolhedor centro histórico e a área de lazer junto ao rio Tâmega são um convite a um passeio tranquilo. Sem pressas, comece pelo Castelo, onde está instalado o Museu Militar, e aprecie a melhor vista da cidade. Divirta-se nos jardins e tire fotografias aos miúdos (eles vão adorar montar os canhões do Castelo!). No interior das muralhas, passeie pelas Vias Augustas, um conjunto de ruas estreitas repletas de casas pintadas com cores vivas. Aqui perto encontra o Museu da Região Flaviense, que apresenta um dos mais completos e interessantes espólios do mundo romano.

Na ampla Praça de Camões poderá observar a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, de estilo românico, e logo ao lado a Igreja da Misericórdia, de estilo barroco. Continue o percurso em direção ao ex-líbris de Chaves, a Ponte Romanasobre o Tâmega. Pelo caminho, não deixe de reparar nas poldras, uma passagem de pedras sobre o rio (mas pense duas vezes antes de atravessar, pois é perigoso). De visita obrigatória é também o imponente Forte de São Neutel, o Forte de São Francisco e o interessante Museu Ferroviário.

Chaves é conhecida pelas águas quentes. É imperdoável despedir-se desta belíssima cidade transmontana sem sequer visitar o parque termal. Situado numa das extremidades do jardim do Tabolado, sente-se ao lado da buvete e beba um copo de água quente. A água sai da nascente à temperatura de 73 graus, pelo que deve deixá-la arrefecer durante alguns minutos.

O passeio só fica completo quando provar as delícias e pratos típicos da gastronomia flaviense: o famoso presunto, os pastéis de Chaves, o folar de carne, o cabrito, a vitela, o porco bísaro e outras especialidades.  (in Guia Boa Cama Boa Mesa)


Mais informação sobre a Cidade de Chaves:

- "Chaves - Verín: as melhores ideias para desfrutar a Eurocidade da Água"
- "Roteiro Turístico"

 


EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2020 APER