🌟 🎅 ☃️ 🎄 🎁                                                                                                                                                                                                         
CodigoDescricaoDescricao PtDescricao GbTituloDescritivoDetalheDetalhe Descricao LinkDataUrlUrl DescricaoFicheiro ExisteOrdemActivoLargura Imagem
VOU DIZER-TE O QUE VIVI... QUERES SABER O QUE SENTI?



Experiências de comunicação do doente crítico consciente e ventilado

O doente crítico é frágil, portador de múltiplas doenças e alterações fisiológicas, aproximando-o do limite da sobrevivência. Nas UCIs, para tratá-lo 'no limite', além de intervenções farmacológicas, utiliza-se entubação e ventilação assistida, onde as dificuldades em comunicar são constantes.

Ponderar sobre a comunicação na prática do enfermeiro conduziu-nos à questão: Quais as experiências de comunicação do doente crítico consciente e ventilado?


Reunião com Secretário de Estado da Saúde, Dr. Fernando Araújo
A APER reuniu com o Dr. Fernando Araújo, Secretário de Estado da Saúde, em 12/8.

Estiveram presentes na reunião a Enf.ª Isabel Ribeiro, o Enf.º Júlio Gomes e o Enf.º Bruno Noronha.
A importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Artigo publicado no Jornal da Madeira da autoria de Agostinho Oliveira.
Reabilitação global do doente crítico: intervenção do enfermeiro de reabilitação
O processo de reabilitação numa fase precoce permite ganhos na capacidade funcional, repercutindo-se posteriormente na promoção da independência do indivíduo e na melhoria da sua qualidade de vida. Ao contrário do que se pensava, a reabilitação é considerada um meio de extrema importância na recuperação, contrariando assim o mito que referia que a sobrevida destes doentes não seria suficientemente longa.
Estimulação cognitivo-motora na demência
O enfermeiro de reabilitação, pelo seu perfil de competências, posiciona-se como um profissional capaz de compreender o impacto que as alterações cognitivas e funcionais acarretam nas AVD e capaz também para intervir a nível da abordagem não farmacológica na demência.
Exercício físico na esclerose múltipla previne limitações físicas e cognitivas
Os enfermeiros de reabilitação atribuem cada vez mais importância ao exercício físico na esclerose múltipla (EM), segundo disse à Just News a enfermeira Alda Melo, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Disfagia: avaliação e reabilitação
A disfagia é definida como um transtorno da deglutição caracterizada por uma dificuldade na preparação oral do bolo alimentar ou no deslocamento do alimento da boca até ao estômago.
Enfermeiros de reabilitação recomendam atividade física na esclerose múltipla
A atividade física deve fazer parte da vida das pessoas com esclerose múltipla, segundo Isabel Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). A responsável falou com a Just News à margem do primeiro workshop de formação para enfermeiros de reabilitação sobre esta doença, que se insere num projeto da Novartis, em parceria com a APER.
O Enfermeiro de Reabilitação no AVC
Desafio o leitor a imaginar-se numa cama de hospital, sem força num braço, sem conseguir falar, incapaz de andar… Tudo isto devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Como poderá o Enfermeiro de Reabilitação ajudá-lo?
Reabilitar, trabalho em equipa: visão do enfermeiro
Reabilitar é um processo que visa permitir aos doentes melhorar ou manter os seus níveis funcionais, físicos, sensoriais, intelectuais, psicológicos e sociais, fornecendo as ferramentas que necessitem para maximizar a sua independência.
EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2015 EventKey