Pesquisar
CodigoDescricaoDescricao PtDescricao GbTituloDescritivoDetalheDetalhe Descricao LinkDataUrlUrl DescricaoFicheiro ExisteOrdemActivoLargura Imagem
Famalicão sem barreiras
No âmbito do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade, o Município de Vila Nova de Famalicão promoveu uma conferência, seguida de uma breve visita guiada por alguns locais da cidade, em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, subordinada ao tema “Famalicão Sem Barreiras”. 
Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação-2017
Durante a sua intervenção no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, Fernando Parada fez questão de lembrar que, em Portugal, “a Enfermagem de Reabilitação esteve sempre muito ligada à Medicina Física e de Reabilitação”, dado que os enfermeiros diferenciados nesta área fazem parte integrante de todas as equipas de reabilitação.

“Durante muitos anos, em Portugal, houve um grande vazio por não haver formação na área da Enfermagem da Reabilitação e o número de enfermeiros especializados ser extremamente escasso, estando estes colocados, sobretudo, nas equipas de reabilitação inseridas nos serviços de MFR e nos centros especializados de reabilitação”, afirmou. 
 “O caminho já percorrido – Um olhar para o futuro”
Os enfermeiros especialistas em Reabilitação do Centro Hospitalar São João (CHSJ) realizaram, recentemente, as suas primeiras Jornadas, presididas por Miguel Santos. Para além de se procurar “avaliar resultados e perspetivar desafios futuros”, como referiu à Just News, pretendeu-se assinalar a inauguração, há 5 anos, da área de internamento do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do CHSJ, localizada no Polo de Valongo.
Cidadania, uma Preocupação no Município
No dia 22 de Junho de 2017a APER, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, realizou o evento “Cidadania uma Preocupação no Município” enquadrado no Ciclo de Debates de Verão da nossa associação. 

O evento decorreu no Auditório da Ordem dos Engenheiros no Porto.

Durante o período da manhã tivemos a apresentação dos seguintes temas:
- Importância da Provedoria dos Cidadãos com Deficiência;
- Portal de Acessibilidade: SIA;
- Autarquias Inclusivas;
- O Enfermeiro de Reabilitação na eliminação de barreiras arquitetónicas.

Também foi apresentado o livro “O Cotidiano na perspectiva da pessoa com deficiência” do autor Wiliam César Alves Machado.

Na parte da tarde realizou-se um percurso acessível da cidade do Porto de acordo com o Portal de Acessibilidade SIA.
Comemoração do Dia Mundial da Esclerose Múltipla
A APER em conjunto com a Associação Nacional de Esclerose Múltipla, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Ordem dos Enfermeiros comemorou no dia 27 de maio o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. 
Este evento decorreu nas instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Do programa do evento constou
- Breve esclarecimento sobre a Esclerose Múltipla

- Indicações sobre a importância da actividade física no indivíduo com esclerose múltipla - Enfermeiro Miguel Santos
- Actividade Física Adaptada - Grupo de enfermeiros de reabilitação
- Largada de balões 


Ergonomia no Trabalho e Ginástica Laboral
Em colaboração com o ENEE a APER realizou um workshop no dia 29 de Maio em Melides. O workshop teve o titulo de "Ergonomia no trabalho e ginástica laboral" e foram identificadas situações frequentes no decorrer do dia de trabalho de um enfermeiro, onde este deve atender à sua postura para prevenir lesões.
Ao longo deste workshop foi destacada a importância que este profissional tem (em especial o enfermeiro especialista em reabilitação) na educação para a saúde, dos prestadores de cuidados para que estes cuidem dos seus familiares em segurança.
Atividade Fisica na Esclerose Múltipla
No dia 7 de fevereiro a APER participou no workshop "Atividade Física na Esclerose Múltipla" organizada pela Novartis.
Esta formação teve como destinários enfermeiros tendo participado como palestrantes o Dr Joaquim Pinheiro (Neurologista do CHVNE), Drª Joana Pais (Psicóloga do CHEDV) e em representação da APER os Enfermeiros Especialistas em Reabilitação Alda Melho (CHUC), Miguel Santos (CHSJ) e João Oliveira (CHSJ).
Convenção Multidisciplinar de Educação
A APER esteve presente no passado dia 1 de Maio na Convenção Multidisciplinar de Educação.
O evento decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar tendo a APER realizado o Worshop "Posicionamento e Transferências na Cadeira de Rodas".
Reunião com Secretário de Estado da Saúde, Dr. Fernando Araújo
A APER reuniu com o Dr. Fernando Araújo, Secretário de Estado da Saúde, em 12/8.

Estiveram presentes na reunião a Enf.ª Isabel Ribeiro, o Enf.º Júlio Gomes e o Enf.º Bruno Noronha.

Encontro de Verão APER/ESEP
Decorreu a 22/8/2016, na ESEP, o Encontro de Verão da APER.

O encontro contou com a participação do professor Wiliam Machado, da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro, que palestrou acerca da integração e cidadania.
EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2018 APER