Pesquisar
CodigoNomeLocalData InicioData FimAnoMes NomeDiaHora MinutoDescricaoTexto Ver MaisLink Ver MaisMostra FormulariosVisivel ImagemVisivel So ImagemLargura ImagemAltura ImagemRedimensionamento ImagemRecorte ImagemListagem Data InicioListagem Data FimOrdem
Investigação: Um legado para a Enfermagem de Reabilitação
22/06/2018

A APER ao completar 40 anos de existência considerou ser fundamental deixar um legado para a Enfermagem de Reabilitação, aumentado o seu património para o futuro.

A criação de um espaço, acessível a todos os enfermeiros de reabilitação, que permitisse a publicação da produção científica é sem dúvida o que pode perdurar e aumentar o conhecimento. Surge assim a Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação – RPER.

Aceitem o desafio de virem participar na apresentação do Nº 0. Será acompanhada duma sessão prática onde se pretende incentivar e desmistificar a produção científica.

Esperamos por si.

CodigoTituloTitulo UrlExtra UrlUrlUrl DetalheTamanho BotaoMostra Ver MaisTexto Ver MaisData InicioData FimOrdemEstado
Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação - APER 2018
06/12/2018

O ano de 2018 foi anunciado o Ano Europeu do Património Cultural. Património é um conceito amplo e dinâmico de herança, transmitida de geração em geração, carregada de valores, histórias, conhecimento e saberes. Manifesta-se através de expressões, atitudes, música, construção, paisagem, artes sem esquecer o legado genético. A comemoração da riqueza e diversidade do património cultural tanto a nível da UE como a nível nacional, regional e local permite a aproximação de culturas promovendo o diálogo e a coesão social.

O património cultural influência e é influenciado pela nossa maneira de ser, estando presente em tudo o que nos rodeia quer seja na nossa região, na nossa família e também na nossa profissão.

Quando na década de 60, sob a mão da Enf.ª Sales Luís, surgiu o primeiro curso de Enfermagem de Reabilitação, estaríamos longe de pensar que, após estes anos, teríamos um legado que marcou a Enfermagem Portuguesa e mesmo a história do nosso país.

A Enfermagem de Reabilitação produziu conhecimento que forneceu base científica para orientar as nossas práticas assegurando a credibilidade da profissão. Este conhecimento permitiu obter mais eficácia e eficiência nos cuidados prestados pelos Enfermeiros de Reabilitação, pelo que consideramos importante preservar esta herança e transmiti-la às gerações futuras, tal como fizeram as gerações passadas connosco.

Em 2018 a APER comemora 40 anos. Segundo os objetivos emanados nos estatutos publicados em 1978, a APER promove a permanente atualização e aperfeiçoamento das técnicas e dos conhecimentos de Enfermagem de Reabilitação. Esta atualização é realizada através de atividades culturais relacionadas com a especialidade contribuindo para a valorização da profissão.

Desta forma, de acordo com a sua particularidade e significativa forma de expressão cultural e científica, a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), com a intenção de assegurar, para as gerações futuras e garantir assim a continuidade de cuidados diferenciados de excelência, vai realizar, de 6 a 8 de Dezembro de 2018, no Évora Hotel na cidade de Évora, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação sob o tema: “Enfermagem de Reabilitação - um Património para o Futuro: 40 anos APER 1978-2018".

EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APER | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2018 APER